Sobre

viamundo-logo1

Com a internet e as informações cada vez mais instantâneas que vêm dos blogs e twitters, o que o público espera dos veículo de comunicação tradicionais é credibilidade e opiniões que valham a pena. O Viamundo é o novo programa diário da Rádio Inconfidência FM 100,9 e pretende levar uma hora de opinião e informação cultural de qualidade toda tarde (às 12h) ao ouvinte. Mas como fazer isso?

Primeiro, o programa conta com a agilidade do rádio para acompanhar em tempo real a velocidade dos posts publicados sobre os mais variados acontecimentos culturais do dia. Mais do que notícias quentes e os debates do momento, a revista cultural levará diariamente ao ouvinte a opinião qualificada de comentaristas conhecidos como Fabrício Marques, Maurício Guilhermes Silva Junior, João Diniz, Renato Silveira, entre outros.

Programa cultural e moderno por excelência, o Viamundo converge mídias extrapola as ondas do rádio. Por isso, todo dia repercute e prepara suas reportagens por meio de seu blog. O endereço na Internet será o espaço onde o ouvinte pode se informar mais sobre os assuntos e participar dando suas opiniões.

Para expressar esse ambiente arejado de opiniões e abertura para o resto do mundo, o programa traz uma programação musical essencialmente brasileira, mas bem moderna e conectada com a produção de agora – os artistas novos e os que os influenciam.

O programa é conduzido pela jornalista Daniella Zupo, que játrabalhou em diversos veículos em Belo Horizonte e tem vasta experiência como correspondente do Brasil na Alemanha.
O Viamundo é mais uma das iniciativas do Núcleo de Projetos Culturais-NUC da Rádio Inconfidência. Criado após a completa reforma da rádio – concluída em maio de 2008 – o objetivo do NUC é aprofundar o processo de qualificação e renovação da programação da rádio.

O novo programa da Inconfidência aprofunda a vocação cultural da Brasileiríssima FM e coloca no ar uma mensagem em consonância com a emissora que completa 34 anos no dial da FM.

Anúncios

15 Respostas para “Sobre

  1. olá pessoal ….estou ligadaço hoje….pestigiando o programa … estarei escutando aqui de Goiânia-Goiás… força pra vocês.

    espero um dia contribuir com vocês.. sobre notícias do lado de cá…

    • Opa Rapha, a gente tem muito interesse. Goiânia tem muita coisa interessante, seja pela dança, pelos festivais de rock e o movimento de música indpendente. Mande as sujestões para o cultura@incnfidencia.com.br. Estamos sempre interessados. Abração.

    • Isabela Quintino Bauer

      Dani,
      É a primeira vez que consegui escutar o seu programa todo depois que mudou de horário! Amei! Com você aprendo muito e muitoorgulho de você! Estou aqui em Goiânia e coloquei todos da empresa que estou trabalhando para escutar o seu programa! Está arrasando. A galera de GYN ficou com inveja dessa previlégio de cultura que temos em BH! Arrasa!! Beijos, Bela.

  2. A inconfidência sempre surpreendendo…

    Um abraço

  3. Parabéns pelo programa,tenho escutado quase todos os dias e resolvi escrever para saber uma opinião de vocês que estão “ligados”as atividades culturais.
    Nossa cidade,Belo Horizonte,recebe milhares de visitantes que vem de diversos lugares do mundo e procuram eventos e produtos autenticos feitos por aqui.
    Um dos lugares visitados por eles é a feira de artesanato da Afonso Pena,onde procuram por produtos para presentear seus amigos e parentes.
    Se eu trabalhasse na Prefeitura,no setor que coordena a feira,teria vergonha de saber que esses visitantes encontram uma total falta de competencia e organização deste importante evento da cidade.
    Estamos passando agora por mais uma reformulação e nossa população precisa se posicionar a favor dos verdadeiros artesãos e artistas que sobrevivem da exposição de seus produtos alí.
    Já estamos saturados e totalmente abafados por atravessadores e pessoas mau intencionadas que ocupam espaços dos artistas sem terem direito a eles.
    Sei que o foco maior de vocês é a música,mas encontrei este espaço para desabafar e quem sabe sensibilizar a opinião pública a favor dos verdadeiros artistas,fazendo da feira de BH um orgulho e não uma vergonha!
    Muito obrigado pela oportunidade!
    Um abraço!
    Luiz

  4. Muito obrigado Luiz, é nosso interesse também discutir esse tipo de assuntos que envolvem a vida cultural de BH, muito obrigado pela sugestão. Nós, certamente, vamos discutir o tema por aqui.
    Abraço.

  5. Helênio Resende Silva Júnior

    Caros,
    Parabéns pelo programa e pelo blog. Ótimos!
    Tenho uma sugestão que pelo que sei também é compartilhada por outras pessoas.
    O carnaval mesmo no Brasil está centrado em Rio e Bahia. Nos restante o que se vê são cópias mal-acabadas desses modelos – fakes. Não existe alternativa : somos escravos de carnaval bom ou ruim com 4 dias vazios ou inuteis.
    BH poderia preencher essa lacuna e se tornar uma alternativa-chique para o Carnaval com eventos culturais:
    – festival de jazz;
    – festival de musica classica;

    • Helênio,
      essa idéia é boa e, na verdade, está sempre indo e vindo à epoca do Carnaval.
      Alguns produtores culturais já pensaram mesmo em promover um Festival Cultural à epoca do Carnaval nao só pra quem fica na cidade, mas pra quem -definitivamente- nao quer saber de folia.
      Acho uma boa idéia, desde que a programacao seja mesmo de alto nível e possa atrair nao apenas quem ficou na cidade, mas turistas de outros estados ou cidades mineiras.
      Grande abraco
      Daniella

  6. Helênio Resende Silva Júnior

    Complementando (apertei alguma tecla errada):

    – circuito de cinema, curtas, etc
    – atividades de teatro, dança,
    – cursos rapidos de musica, teatro, etc
    – oficinas de atividades culturais

    Enfim teriamos em BH uma programação cultural para quem não gosta ou não queira participar do reinado de Momo.
    Divulgação ampla na midia de outros estados – seriamos um polo alternativo de qualidade.

    Somente a Inconfidencia (mineirissima) e o Viamundo para adotar e vendes essa idéia.

  7. Nossa, que programa BACANA E QUE APRESENTADORA SENSACIONAL. A família dela deve ser muito boa…
    Renato Zupo.

  8. Parabéns a Daniella e a toda a equipe do programa.
    Sempre escuto vocès daqui de Madrid.
    Sou um (humilde) músico e compositor mineiro vivendo a 11 anos na Espanha.

    Também gostaria de me colocar à inteira disposição para divulgar meu trabalho.

    Um grande abraço a todos!

  9. Pingback: “Vale a Metade” na Inconfidência FM « Djambê – O mundo não é só eu e o tempo… relativo

  10. Parabéns a Daniella e a toda a equipe do programa.
    Sempre escuto vocès daqui de Divinopolis

    Um grande abraço a todos!
    Gilmar Peixoto

  11. Simplesmente a melhor revista de cultura/música nova das Minas. Parabéns.

  12. olá gostaria de divulgar uma exposição e ofina que acontecem amanhã, pela manhã. As vagas para oficina estão super concorridas, separei duas vagas na oficina para ouvintes do viamundo. O que acham de sorttearmos no ar?
    Arbraço,

    Francilins.
    92019897
    francilins@francilins.com

    FOTOINSTALAÇÃO CAVERNA TRANSLUCIDA E
    OFICINA FOTOGRAFIA E MAGIA: EUSO DE IMAGENS TÉCNICAS NA EDUCAÇÃO.

    Difícil fotografar o silêncio. Entretanto tentei.
    Manoel de Barros

    Quem escreve precisa dominar as regras de gramática e ortografia. Fotógrafo amador apenas obedece a modos de usar, cada vez mais simples, inscritos no lado externo do aparelho.
    Quem sabe escrever sabe ler; logo, quem sabe fotografar sabe decifrar fotografias. Engano. Para captarmos a razão pela qual quem fotografa pode ser analfabeto fotográfico é preciso considerar a democratização do ato fotográfico.
    Vilém Flusser

    Velocidade de produção de imagens fotográficas chega aos zilhões, são bilhares de pessoas munidas de dispositivos fotográficos fotografando o mundo a todo instante. Apesar de vivermos num mundo inundados de imagens técnicas muito se educa ou reflete sobre elas. Afinal, que podem nos dizer estas imagens? Junto impacto da paternidade na vida do fotógrafo-antropólogo Francilins eclodiu a questão que é a principal norteadora destes trbalhos: como realizar uma educação para e pela fotografia?

    EXPOSIÇÃO
    A fotoinstalação Caverna Translúcida propõe uma viagem pela história da fotografia, suscitando reflexões e articulações com o meio ambiente, arqueologia, urbanismo e educação.
    A mostra conta com fotografias digitais e artesanais, além de uma câmera fotográfica gigante, que poderá ser conhecido por dentro pelos espectadores. A exposição propõe
    Abertura: sábado, 23 de julho às 12hs
    A mostra ficará aberta até o dia 14 de agosto, de quarta a sexta de 18 às 23 hs. Nos sábado e domingos de 11 às 22hs
    Av. Getúlio Vargas,58 – Orla da Lagoa
    Lagoa Santa, MG

    OFICINA
    “Fotografia e Magia”: Educação para e pela fotografia
    A oficina propõe uma trilha no desbravamento da selva imagética em que estamos imersos.

    Sábado, dia 23/07, de 09 às 11hs.
    Inscrições:
    Aas inscrições são gratuitas e as vagas limitadas. Elas devem ser realizadas até sexta-feira, às 18hs.
    Mais informações e inscrições: (31) 36814701, 386811591 ou pelo email: francilins@hotmail.com
    Público:
    Educadores, crianças e interessados em arte de maneira geral.

    Curadoria:
    Francilins.
    Realização:
    Escola Leonardo da Vinci
    Apoio:
    Restaurante Rococó

    Francilins é fotógrafo-antropólogo. Foi editor de fotografia da revista Sagarana, publicou em diversos jornais e revistas, como National Geographic, Crescer, Bravo!, Fotografe Melhor, Globo Rural, Estadão, entre outros. Realizou exposições no Brasil e exterior, neste ano apresentou sua obra no Santander Cultural e no Museu de Arte do Pará, atualmente prepara duas exposições internacionais: uma na Holanda, no prestigiado Noorderlicht PhotoFestival e outra no Centro Cultural Borges, em Buenos Aires. Ministrou cursos de fotografia na UFMG e também trabalha como arte-educador.

    Francilins (31) 92019897, francilins@francilins.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s