Indie 2013 traz retrospectivas de Jean Claude Brisseau e Wang Bing

indie 2013O Festival INDIE 2013, que acontece entre os dias 6 e 12 de setembro em Belo Horizonte (no Cine Humberto Mauro, Belas Artes Cinema e Teatro Oi Futuro) e de 20 de setembro a 03 de outubro em São Paulo, terá como uma de suas principais atrações na edição deste ano retrospectivas de dois cineastas contemporâneos.  Um dos autores mais originais e radicais do cinema europeu o francês Jean-Claude Brisseau e o realizador de imagens impressionantes e impactantes, em documentários e ficções, o chinês Wang Bing.

Além das retrospectivas, o Indie 2013 exibe filmes recentes de diversos países do mundo. Entre os destaques da edição desse ano estão o aguardado “História da Minha Morte” do diretor catalão Albert Serra, vencedor do Festival de Locarno 2013 e os premiados “Heli” do diretor mexicano Amat Escalante (Melhor Diretor no Festival de Cannes 2013), “Um Episódio na Vida de um Catador de Ferro-Velho”, de Danis Tanovic (vencedor de dois prêmios no Festival de Berlim 2013: Grande Prêmio do Júri – Urso de Prata e o Prêmio de Melhor Ator – Urso de Prata para o ator Nazif Mujić), “Vic + Flo Viram um Urso”, de Denis Cotê (Prêmio  Alfred Bauer – Urso de Prata no Festival de Berlim 2013); e a surpresa coreana “Jiseul” de Meul O. (Melhor Filme estrangeiro no Festival Sundance 2013).
A Mostra Mundial traz também um foco no cinema japonês. Dois filmes refletem os abalos causados pelo terremoto e o tsunami de 2011: do importante diretor japonês Masahiro Kobayashi “Tragédia Japonesa” e o novo filme de Nobuteru Uchida “Odayaka”. Além de uma homenagem ao diretor Kôji Wakamatsu, mestre do cinema japonês que morreu em 2012, um dos seus últimos filmes, “Petrel Hotel Blue”.
O público ainda poderá conhecer os diretores cults do cinema contemporâneo americano Andrew Bujalski (“Computer Chess”), Matthew Porterfield (“Eu era mais Dark”), Dan Sallitt (“O Ato Indizível”) e Shane Carruth (“Upstream Color”).
Somente em Belo Horizonte, o programa Indie Brasil exibe o cinema brasileiro atual. Entre os 10 filmes selecionados destaque para a estreia em longa-metragem do mineiro Marcos Pimentel em “Sopro”, do maranhense Frederico Machado em “O Exercício do Caos”, e “A Floresta de Jonathas” do amazonense Sergio Andrade. O programa traz ainda uma mostra dedicada ao cinema de terror brasileiro com “Mar Negro” de Rodrigo Aragão e “Zombio 2: Chimarrão Zombies” de Petter Baiestorf.

Daniela Azzi é a entrevistada de hoje do Viamundo.

Viamundo vai ao ar a partir do meio dia, pela 100,9 Brasileiríssima, ou ao vivo pelo site: http://www.inconfidencia.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s